Arquivo do blog

segunda-feira, 7 de novembro de 2011

Escola Promotora de Saúde - Área 100% Livre de Fumaça

Você já escolheu o Dia D?   

Você já escolheu o seu dia para parar de fumar? Quer ajuda?Dicas: Tome bastante água, faça exercícios físicos, coma alimentos pouco calóricos e decida pela sua saúde. Não podemos ficar reféns de uma droga que a cada 30 minutos precisa ser ingerida


Para escolher o dia D, aí vão 7 dicas preciosas da Dra Senen Hauff, médica oncologista da Secretaria Municipal da Saúde e do CEPON e especialista no assunto.

1) A melhor maneira de ser um ex-fumante bem sucedido é marcar uma data para deixar de fumar, senão o cérebro enrola e vai querer mais unzinho.

2) Escolha um dia D (despedida, divórcio...) e anote seu compromisso no calendário. Se prepare para este primeiro dia sem cigarro, vai ser mais fácil que você imagina (pense em quantas pessoas param de fumar todos os dias: Florianópolis e todo o Brasil já tem mais ex-fumantes que fumantes.. você vai ser mais um. E o melhor método é parar de vez, mas se preferir pode diminuir o número de cigarros em 10 dias (máximo, para não criar uma "tortura chinesa").

3) Acredite em você! Você já sabe dos riscos, quer parar e isso já é muito. No dia D, planeje algo bem prazeroso. Se você gosta de massagem, de um bom livro, de cinema, de dançar, de ouvir música ou de algum esporte.. ou sei lá o que você gosta de fazer.. Cada um sabe melhor o que lhe dá prazer.


4) Na hora da fissura, desfoque do desejo de fumar, tomando muita água (ande com sua garrafinha de água) . Lembre: cigarro não resolve problemas, só causa mais alguns... E vontade dá e passa, já dizia a vovó...

5) Se depois de duas ou três tentativas sérias, planejadas, com dia D marcado, garrafinha na mão, técnicas de relaxamento, troca do prazer do cigarro por outros mais 'naturais" e, portanto, saudáveis, você não conseguir ficar sem fumar, peça ajuda: procure um Centro de Saúde ou clínica que possa dar apoio a sua tentativa de deixar de fumar.

6) Existem alguns sites na internet que também dão suporte.www.tabagismoonline.com.br


7) Até no celular hoje você pode baixar aplicativos que ajudam a parar de fumar. Você não está sozinho nessa!

Nenhum comentário:

Postar um comentário